Artigos

Home > Artigos > Como tornar uma família unida em uma excelente equipe?

21/01/2021

Como tornar uma família unida em uma excelente equipe?

Segundo dados apresentados pelo IBGE, 90% das empresas brasileiras possuem perfil familiar, por isso é fundamental entender como essas empresas podem se desenvolver de uma forma organizada, eficiente e que não afete negativamente as relações familiares.

A fim de reduzir o número de conflitos internos e aumentar as chances de uma ótima família também se tornar uma empresa excelente e competitiva, acreditamos que o negócio deve estar atento a 2 pilares que podem ser essenciais para o desenvolvimento da empresa a curto e longo prazo.

Pilar Emocional

Quando falamos em família, logo pensamos nas relações afetivas que são levadas para dentro do escritório. E, na maioria das vezes, isso é um problema. Empresas, sejam elas pequenas ou grandes, tomam difíceis decisões constantemente e elas sempre devem ser tomadas de acordo com o melhor cenário para o negócio. Dessa forma, conflitos serão evitados. É necessário entender que nesse momento não existe irmão, mãe, tio preferido, ou laço familiar que determine o que deve ser escolhido, os resultados da empresa devem ser o foco.

Os líderes devem ser firmes e mostrar que a emoção e o carinho familiar ficará de fora das tomadas de decisão. As divergências de opiniões sempre irão surgir, por isso é necessário ser racional e separar ao máximo as questões familiares e empresariais para que nenhuma delas sejam afetadas.

Pilar da Governança

É possível trabalhar em família, amar sua equipe, que são os seus familiares, e mesmo assim estabelecer limites e profissionalismo nas relações. O Pilar da Governança traz para dentro do negócio uma gestão mais transparente e competente que possibilita uma nova visão às empresas.

Investir na governança do negócio é profissionalizar os processos, possibilitando um crescimento mais sustentável e preservar as relações familiares. A confiança vem junto dessa implementação, afinal os papéis de cada membro ficam muito bem definidos e com a transparência do negócio as pessoas se sentem mais seguras.

Lembrem-se que apesar de ser um ambiente cercado de pessoas do seu cotidiano familiar, é uma empresa, possui funcionários que não fazem parte da família, então é sempre importante reafirmar a cultura, missão, visão e valores do negócio. Sejam exemplo dentro da empresa e firmem-se nesses pilares para alcançarem voos ainda mais altos. E nos almoços de domingo, deixem para falar sobre a vida, conquistas, hobbies e jogar conversa fora, não deixe o clima empresarial e as tensões dos negócios irem para casa. De segunda à sexta nas reuniões já há bastante tempo para serem uma equipe, fora de lá, sejam apenas a família unida.

Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Nós possuímos o PDA, um programa voltado para apoio e gestão da empresa familiar. Quer saber mais? Entre em contato conosco.



Rio de Janeiro

Avenida das Américas, 500 - Bloco 04, sala 301. Barra da Tijuca - RJ CEP: 22640-100