Artigos

Home > Artigos > É possível manter um bom relacionamento entre a equipe no home office?

09/07/2020

É possível manter um bom relacionamento entre a equipe no home office?

É trabalho constante do RH e dos gestores manter uma equipe alinhada, entrosada e harmoniosa no dia a dia do escritório. É comprovado que o clima organizacional impacta diretamente na produtividade e na retenção de talentos.

Nos vimos obrigatoriamente em home office, e os rostos e convivência deram lugar a webcams ligadas e reuniões virtuais. O mundo mudou drasticamente em um curtíssimo período de tempo. Sem adaptações, sem testes, mudamos todos. Como sabemos, mudança quase sempre traz consigo um ar de receios, angústias e questionamentos e essa mudança abrupta foi agravada por um cenário mundial caótico. Não era só o modo de se trabalhar que estava diferente, mas também as pessoas e o mercado... crise! 

Em cenários controversos, acredita-se ser ainda mais importante o estreitamento das relações interpessoais para que se amenize as incertezas e se consiga um clima organizacional produtivo, mesmo à distância.

É natural que apareçam questionamentos quando o assunto é um relacionamento sadio entre a equipe, em um novo (e muitas vezes desafiador) modelo de trabalho. Trouxemos algumas dicas de como tornar isso possível. Confira :

1- Estabeleça regras para o home office

As regras vão ser uma grande aliada para evitar conflitos. Se todos da equipe sabem e seguem as regras, ninguém se sentirá desrespeitado. É importante estabelecer limites sobre horários, por exemplo. Dessa forma ninguém irá se sentir invadido.

2- Use boas plataformas de comunicação

Atualmente temos diversas opções de ferramentas de comunicação e você pode escolher a que mais se encaixa no perfil do seu negócio e da sua equipe. As ferramentas de vídeo são ótimas para reuniões e para momentos que você sente que faz diferença poder ver o outro. Além dessas plataformas, também existem as redes sociais corporativas e o tradicional grupo do Whatsapp ou Telegram. Nele é possível trocar mensagens rápidas e manter uma comunicação objetiva. 

3 - Tente trazer o presencial para o virtual

Algumas atitudes devem se manter presentes. Se a empresa possui o costume de comemorar o aniversário dos colaboradores, tentem manter isso, é importante. Talvez não seja com um almoço em equipe, mas o envio de uma lembrança para a casa do colaborador, um cartão ou até mesmo um parabéns via vídeo conferência já faz toda a diferença. Sabe aquele café de equipe todo início de mês? Ou a tradição da festa junina? Faça um esforço para que sejam mantidos mesmo  à distância. Há algumas maneiras disso acontecer, um exemplo é marcar um horário, criar uma sala e disponibilizar algum voucher para os colaboradores comprarem os petiscos. Depois é só entrarem no vídeo e deixarem o papo rolar. É uma ótima maneira de relaxar e descontrair com sua equipe.

Enquanto não podemos sentar juntos ao redor de uma mesa para conversar ou marcar aquele bom almoço de equipe, essas são dicas que farão com que a distância se torne um pouco menor.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ