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16/06/2020

O que se espera das marcas e nas relações com clientes nesses tempos de incerteza?

Durante esse momento desafiador em que estamos vivendo surgem muitas dúvidas sobre como agir diante de um cenário incerto. Por isso, as professoras da Fundação Dom Cabral, Áurea Ribeiro e Luciana Faluba, realizaram uma pesquisa qualitativa e 7 entrevistas com especialistas com o tema: O que se espera das marcas e nas relações com clientes nesses tempos de incerteza?

Essa pesquisa tem a finalidade de fazer com que empresários e consumidores possam entender quais as principais mudanças diante do cenário atual. 

Quando perguntado sobre quais mudanças são esperadas por parte dos consumidores, os especialistas enfatizaram uma maior valorização da indústria e do mercado nacional, mais solidariedade, maior atenção aos valores da marca, mais sensibilidade às condições sanitárias humanas, animal e vegetal, e uma maior conscientização a respeito dos processos da marca, como por exemplo: Valorizac?a?o mais alinhado a processos sustenta?veis, tais como de baixo carbono, ause?ncia de trabalho ana?logo a escravo, respeito ao meio ambiente, etc.

Uma questão muito abordada durante essa pandemia são as buscas por transformar problemas em soluções nesse tempo desafiador. A partir disso a entrevistadora questionou quais são as oportunidades que esta?o surgindo com a crise e o que as empresas devem observar. As respostas foram diversas, mas todas incluem a flexibilização do online. 

Os especialistas afirmaram que são necessárias inovac?o?es que solucionem os problemas e caibam no bolso, menor resiste?ncia a soluc?o?es digitais e que essas soluções sejam flexíveis e entreguem valor ao cliente.

Em relação ao retorno pós pandemia, os especialistas acreditam que o planejamento - identificação dos possi?veis gargalos na cadeia de suprimento e definir ac?o?es preventivas, colaborac?a?o e compartilhamento de informac?a?o na cadeia serão fundamentais para um cenário mais assertivo e próspero.

Além dessas questões, também é necessário que haja bastante atenção nas mudanças sociais que vêm acontecendo. Os especialistas citaram alguns itens que devem estar sempre como "pontos de atenção" dentro do negócio, e são eles: O papel do propo?sito, coere?ncia - a pra?tica que dira? o que as empresas sa?o, estabelecer relac?o?es de confianc?a com o cliente e antecipar suas necessidades, confianc?a na cadeia, foco no hoje e no amanha?, sau?de em primeiro lugar e comunicac?a?o com os consumidores. 

Para consultar a pesquisa completa, clique aqui.



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