Artigos

Home > Artigos > Você se sente sozinho na gestão da sua empresa?

12/02/2020

Você se sente sozinho na gestão da sua empresa?

De acordo com a pesquisa realizada pela Endeavor, a maioria dos empreendedores brasileiros não hesitam em conversar sobre seus desafios com todos os grupos que tem contato (funcionários, familiares, outros empreendedores, participando em fóruns e congressos). Apesar da grande maioria discutir os desafios do dia a dia do negócio, cerca de 40% dos empreendedores sentem-se sozinhos na gestão das suas empresas. Outro ponto de destaque é que, quanto mais a empresa cresce, mais se torna limitante o número de pessoas que o empreendedor pode contar para conversar com profundidade e encontrar respostas para seus dilemas.

Quando alguém se sente sozinho na gestão do negócio, é possível que exista alguns desafios no seu caminho. Os mais comuns são:

1- Iniciar conversas com temas difíceis

Alguns assuntos nos parecem delicados demais para serem iniciados, por isso é fundamental dominar certos diálogos, principalmente quando eles são para corrigir alguma atitude e buscar trazer melhorias para o negócio. Ter essa relação honesta e transparente com os líderes e equipes faz com que situações difíceis surjam mais raramente. 

2- Permanecer motivado (e motivar!)

A sua equipe sempre vai esperar o melhor de você, e algumas vezes você pode sentir que não está no caminho certo ou que está desanimado. Nesse momento, é importante lembrar que você é líder por alguma razão. Por isso, é importante relembrar toda sua trajetória e entender que você tem capacidade de realizar muito bem suas tarefas.

3- Saber ouvir

É essencial que você fale bem, mas ainda mais importante é estar sempre aberto a ouvir a todos. E apesar de uma tarefa bem simples, pode ser um grande desafio. Quando você escuta o outro, você consegue entender a dinâmica de comunicação da sua equipe e assim consegue otimizar os pontos fortes e encontrar maneiras de melhorar as áreas mais fracas.

4- Ter visão estratégica e de futuro

Essa é uma dos 5 motivos que levam uma empresa a decretar falência, segundo uma matéria publicada na revista EXAME. A fim de facilitar as tomadas de decisões, principalmente com impactos a longo prazo, é um desafio para o gestor realizar essa tarefa sozinho.

5- Estar sempre atento aos resultados

Estar alinhado com a equipe estabelecendo metas que irão agregar valor no negócio e assim gerando resultados é um grande desafio que gestores possuem quando lideram a empresa.

6- Buscar ajuda de profissionais imparciais

Admitir que precisa de ajuda para realizar alguns objetivos pode ser um desafio enorme para gestores. Afinal, é um momento onde as dores serão expostas e esses profissionais não levarão em conta os interesses próprios do líder, mas, com uma visão especializada e imparcial, trarão grandes resultados ao negócio. 

Talvez alguns gestores podem pensar: O que eu posso fazer para melhorar os resultados, aumentar a produtividade e ainda oferecer bem estar para os meus colaboradores?

 Essa pergunta é muito importante e a mentoria pode ser uma boa opção para trazer algumas respostas e resolver os desafios dos empreendedores. A mentoria nada mais é do que um processo de orientação no qual um profissional mais experiente e que já passou por desafios parecidos e conduz seus mentorados rumo ao crescimento através do desenvolvimento de ações ou tomadas de decisões que superem barreiras e dificuldades que estejam bloqueando o sucesso da empresa.

Diferente de uma consultoria, que trabalha com questões pontuais, a mentoria empresarial atua de forma mais ampla, analisando todas as esferas da organização a fim de traçar um plano que leve o negócio a um novo patamar.

Entre os Empreendedores de Alto Impacto (crescimento médio anual de 39%, de forma sustentável), mais de 60% acredita que os mentores tiveram um papel efetivo nos resultados.

A mentoria pode trazer uma visão de crescimento de longo prazo para os gestores - algo essencial para que existam mais Empreendedores de Alto Impacto nos próximos anos.

E você se sente sozinho na gestão da sua empresa? Caso queira saber mais do assunto e avaliar o que se aplica ao seu negócio no momento, entre em contato com a gente.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ