Artigos

Home > Artigos > Aproveite e se desconecte de verdade nas suas férias!

13/12/2019

Aproveite e se desconecte de verdade nas suas férias!

O final de ano está chegando e junto dele vem as férias... Mas você sabia que segundo um estudo realizado pela Expedia com mais de oito mil pessoas, residentes em quatro continentes, foi comprovado que o brasileiro não consegue entrar de férias totalmente? Isso acontece porque temos a fama de não desgrudarmos da nossa caixa de entrada e dos afazeres do escritório durante o tempo de descanso. 

Essa dificuldade de se desconectar do trabalho acaba influenciando diretamente no bem estar que as férias proporcionam. E isso também impacta no retorno ao trabalho, pois além das férias serem um direito merecido, ela possui vários benefícios para o profissional, como: redução do estresse, aumento da criatividade e melhora no relacionamento entre equipe. 

Segundo o renomado autor Shawn Achor afirmou em um artigo para a Harvard Business Review, “Férias mal planejadas e estressantes eliminam o benefício positivo do descanso." Por isso, preparamos uma lista para te auxiliar na organização das suas pré-férias. Faça um check list e garanta que está tudo pronto para se desligar e aproveitar, de verdade, as suas férias!

1- Se planeje com a sua equipe (com antecedência!)

É fundamental que a sua equipe saiba que você está saindo de férias e que nesse tempo você estará ausente de todos os trabalhos, por isso devem ser distribuídas as funções, projetos e os prazos para cada tarefa que será delegada a alguém. Informar quais tarefas você encerrou e uma pessoa 

que poderá ser acionada em caso de urgência também é muito importante para que tudo saia conforme o planejado. 

2- Mantenha o seu calendário atualizado

Se mais pessoas tiverem acesso ao seu calendário, deixe marcadas as datas que você estará no período de férias.

3- Resposta automática no e-mail

Para que ninguém fique pensando que você está ignorando as pendências, informar para todos aqueles que te enviarem um e-mail que você está ausente é imprescindível. Informar a data de retorno e com quem entrar em contato para assuntos urgentes são informações que farão com que nada saia do controle. 

4- Você está de férias! Desligue as notificações

A grande vilã do descanso total são aqueles alarmes avisando que chegou uma mensagem ou um e-mail. Quando vemos o título e está escrito "URGENTE!" bate um desespero. Por isso, para eliminar a tentação de responder e-mails ou só checar o grupo da empresa para saber se tudo está bem, se desconecte de verdade e curta seus momentos fora da tecnologia. 

Essas são algumas atitudes que poderão te ajudar a diminuir aquele nervosismo que nos atinge antes e depois das férias. Talvez seja preciso fazer um esforço para desconectar totalmente, mas com certeza valerá a pena. Afinal, você voltará descansado e muito animado para os novos desafios. 

Desejamos um ótimo descanso e umas férias memoráveis! :)



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ