Artigos

Home > Artigos > Você já fez uma análise SWOT pessoal?

23/09/2019

Você já fez uma análise SWOT pessoal?

Você consegue citar rapidamente suas principais forças? E sabe quais pontos deve melhorar? Alguma vez você já realizou uma auto análise das suas características? A análise SWOT pode ser uma grande aliada nesse momento de reflexão. 

A sigla SWOT é derivada dos termos em inglês: Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Esse método é utilizado em diversas organizações com o intuito de identificar algumas características da instituição ou de algum produto, afim de traçar estratégias assertivas. Mas, podemos utilizar essa matriz de forma pessoal e assim avaliar com mais facilidade questões de comportamento e até sua carreira profissional. 

Para criar a sua matriz da análise SWOT é fundamental que haja sinceridade nas avaliações para que o resultado seja o melhor possível.

Agora que você já sabe a importância dessa ferramenta, vamos montar juntos a sua matriz? Use o exemplo abaixo para se guiar:



Depois de ter realizado a sua análise SWOT pessoal, você poderá entender mais sobre seu perfil e como criar estratégias para se destacar no mercado. E como disse  terá um plano de ação completo e altamente eficaz, que junto com a SWOT pessoal, ajudará você a entender como se destacar no mercado.

E, guarde bem essa frase do Sun Tzu, filósofo, estrategista e general chinês que viveu 500 anos a.C.

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ”

A SISEN, associada da Fundação Dom Cabral no Rio de Janeiro, tem soluções incríveis para desenvolvimento pessoal e da sua Organização.

Quer saber mais? Entre em contato conosco. 



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ