Artigos

Home > Artigos > Medindo o efeito da estratégia responsável no desempenho

06/08/2019

Medindo o efeito da estratégia responsável no desempenho

Inicialmente, coletamos dados de 88 CEOs de PMEs da indústria manufatureira alemã em 2014. Indagamos sobre:

a) grau de estratégia responsável (em termos de mudança, proatividade e capacidade de assumir riscos);

b) iniciativas estratégicas (em termos de otimização e renovação de produtos e modelos de negócio);

c) desempenho econômico no curto, médio e longo prazos (em termos de produtividade, lucratividade, crescimento de vendas e desempenho geral em relação à concorrência). Todas essas questões foram respondidas baseadas numa escala Likert de sete pontos. Em um terço das empresas, obtivemos respostas de um segundo respondente para validar a confiabilidade de nossos dados.

A análise desses dados permitiu que obtivéssemos vários insights. E o mais importante: as análises estatísticas mostraram que a estratégia responsável tem um efeito significativamente positivo no desempenho econômico. Além disso, esse efeito é completamente mediado pela combinação de otimização e iniciativas de renovação. Em outras palavras, a estratégia responsável contrib?ui para a vantagem competitiva, mas somente se for implementada pela otimização e pela renovação de produtos ou modelos de negócio.

Para explicar melhor como a estratégia responsável resulta em desempenho acima da média, fizemos uma segunda rodada de análises mais exploratórias. Agrupamos as empresas de nossa amostra de acordo com seu nível de otimização e renovação, o que resultou numa matriz 2x2. Para cada quadrante da matriz, calculamos a média do bom e do mau desempenho econômico de empresas com alto nível de estratégia responsável em relação àquelas com baixo nível de estratégia (ver quadro abaixo). Em média, as empresas com alto nível de estratégia responsável tinham desempenho 7,75% superior às demais, o que está de acordo com nossa análise estatística. E em conformidade com nossos resultados estatísticos, as empresas que adotaram simultaneamente forte otimização e iniciativas de renovação mostraram o mais alto desempenho acima da média.

As empresas com alto nível de estratégia responsável tiveram desempenho, em média, 11% melhor (quadrante superior direito). Curiosamente, essas empresas que implementaram sua estratégia responsável principalmente por meio da otimização (quadrante superior esquerdo) ou por renovação (quadrante inferior direito) apresentaram diferença de desempenho médio muito pequena ou até negativa em comparação com as demais.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ