Artigos

Home > Artigos > 6 dicas para melhorar a convivência no ambiente de trabalho

23/07/2019

6 dicas para melhorar a convivência no ambiente de trabalho

Ter uma boa convivência no ambiente de trabalho, além de ser fundamental para o bem estar pessoal, também impacta diretamente no resultado profissional e na produtividade. 

Trabalhar em um ambiente harmonioso também pode favorecer o trabalho em equipe e levar tranquilidade para toda empresa.

Por isso, separamos seis dicas que podem contribuir para o melhor clima organizacional.

- Seja empático. Encare os colegas como pessoas que têm uma vida fora do trabalho, com família, hobbies, contratempos e problemas. 

- Respeite as pessoas igualmente, independente da função que exerça, cor da pele, sexualidade, ou qualquer outra característica pessoal. 

- Sempre demonstre cordialidade e atente-se ao máximo com a forma como se expressa. A gentileza e a educação devem fazer parte da rotina de trabalho.

- Não tenha vergonha de perguntar. Peça ajuda quando tiver dúvidas e ajude sempre quem precisar.

- Cuidado com as ações grosseiras e impulsivas. Mesmo que estejas num dia ruim, não aja de maneira rude com seus colegas de trabalho. Não tire conclusões precipitadas, procure ouvir e saber o que está acontecendo, antes de expor a sua opinião.

- Seja organizado. Um ambiente de trabalho bagunçado pode afetar a sua motivação, diminuir a sua produtividade e a qualidade das tarefas desempenhadas, além de ser um incômodo para os seus colegas.

Por fim, esteja aberto para construir um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho e colabore para isso. Pequenas atitudes positivas podem fazer toda a diferença dia a dia de todos. 



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ