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18/04/2019

Conheça cinco macrotendências de consumo que vão marcar 2019

O marketing está em uma era de transição. Os clientes estão cada vez mais curiosos, exigentes, impacientes e desejam ter seus desejos atendidos de forma instantânea e sem esforço. Novas tecnologias estão alterando a forma de trabalho, exigindo que os profissionais sejam cada vez mais ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às demandas do mercado.

O sucesso do marketing exige a capacidade de olhar para o futuro e antecipar tendências, para ofertar experiências diferenciadas e relevantes. Nesse contexto, estudo da professora Luciana Faluba Damázio, da FDC, identificou cinco macrotendências de consumo para 2019 que nos ajudam e entender o novo comportamento do consumidor. Você está preparado para acompanhar essa transformação?

Em 2019 o fundamental é que as empresas mantenham um fluxo estratégico permanente de atenção às necessidades do consumidor e alocação de recursos internos para que consigam dar respostas rápidas para o mercado, em prol de desempenho superior à média do setor em seus resultados.

1) Dimensão do indivíduo

As pessoas estão cada vez mais voltadas para si mesmas, buscando uma versão melhor de si mesmas – tanto no que diz respeito a aspectos físicos (saúde e estética) quanto a aspectos intelectuais e até espirituais. Elas buscam também mais qualidade de vida, conforto psíquico e harmonia interior.

Mas querem mais: uma identidade própria e única, que se reflete em necessidade de exclusividade. E flexibilidade a partir da reflexão sobre o dilema: ter ou usufruir, comprar ou compartilhar. Quando possuírem menos coisas e se tornarem menos sobrecarregados pela responsabilidade dos lugares que ocupam, todos serão capazes de mudar com mais facilidade.

2) Dimensão social

As mudanças no contexto social empoderaram as pessoas a romper com os padrões sociais e viver a vida da forma que querem, como acham melhor, sem pressões sociais. Cada um pode construir ao seu bel prazer a organização do seu tempo, modificar a sua aparência e moldar seu modo de vida.

Na medida em que as tecnologias vão ficando mais complexas e relevantes, as experiências dos usuários tenderão a evoluir para a gamificação de comportamentos rotineiros, transformando o que é corriqueiro em espetacular.

Essas experiências podem ser desfrutadas de forma individual, rompendo com o conceito de que para se divertir é preciso estar com outras pessoas. De fato, o consumidor sempre conectado nunca está verdadeiramente sozinho – ele está em um outro nível de conexão com as pessoas.

Por outro lado, os consumidores estão buscando conexões relevantes, relações globais e influenciar pessoas. A tecnologia hoje possibilita que as pessoas se conectem com celebridades que admiram e permite também que uma pessoa qualquer tenha milhões de seguidores, por exemplo.

3) Dimensão tecnológica

Conveniência é a palavra de ordem. Os consumidores querem facilitar suas vidas e desfrutar de uma infraestrutura inteligente que ajude nas tarefas do dia a dia.

A tecnologia ficará cada vez mais invisível: os recursos tecnológicos se tornarão cada vez mais interativos e melhor integrados à vida cotidiana, ficando imperceptíveis. Informações, tecnologias e dados estarão plenamente integrados, removendo tensões e agregando valor para os clientes. Para que esse nível de integração aconteça, diferentes plataformas terão que funcionar de maneira colaborativa, trocando informações. A noção de competição pode mudar radicalmente.

A tecnologia viabilizou novos canais e novos contextos de consumo, gerando um universo de consumo ininterrupto, confortável e conveniente que impactou praticamente todas as faixas etárias.

À medida que os robôs e equipamentos das casas se tornem mais inteligentes, eles próprios completarão muitas transações, automatizando o ato de compra e impactando esse processo decisório. Uma pergunta se faz inevitável: como engajar robôs?

4) Dimensão econômica

Estão surgindo novos formatos de trabalho, mais flexíveis, que acomodam e refletam as mudanças de estilo de vida e de mindset que estão em curso. Por isso cresce o empreendedorismo, não só por uma vontade de empreender, mas também por uma necessidade de flexibilizar o modo de trabalho. As fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal estão cada vez mais difusas e isso demanda um novo jeito, uma nova forma de lidar com o trabalho.

Está se desenhando uma forma completamente nova de carreira profissional, constituída por experiências profissionais ecléticas, que irão se combinar de forma a atender as necessidades financeiras e pessoais de cada um. Serão formadas plataformas de redes cognitivas, que utilizarão inteligência artificial e dados para combinar projetos (ideias) e pessoas (competências).

Nota-se ainda uma mudança na perspectiva de valor do consumidor, que está cada vez menos disposto a pagar por alguma coisa, por algum serviço, mas, por outro lado, está cada vez mais disposto a contribuir financeiramente em algum projeto, como por exemplo o sucesso das iniciativas de crowdfunding. Esse cenário aponta para precificação fluida, flexível e dinâmica.

5) Dimensão ética

As práticas de consumo passam a exprimir uma nova relação com as coisas e com as outras pessoas. Daí uma necessidade de alinhamento de valores pessoais com os valores da marca, saciando uma necessidade de consumo sem culpa. As pessoas querem ser parte da solução e não do problema, e estão dispostas a cocriar soluções. Todo mundo vai se tornar produtor, remixando conteúdos e editando experiências.

Se por um lado temos um excesso de individualismo, conforme descrito na primeira macrotendência apresentada, esse excesso de individualismo é compensado pela busca de um sentido maior para a vida, chamado vida com propósito. E essa é uma tendência que tem se mostrado cada vez mais forte nas pessoas de todas as idades.

Fonte: Blog FDC



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