Artigos

Home > Artigos > Sucessão familiar: Você está preparado?

27/03/2019

Sucessão familiar: Você está preparado?

Quando tratamos de planejamento a longo prazo, é comum ter maior peso indicadores de gestão de risco, por exemplo. Mas, para as empresas familiares, que são 90% dos negócios brasileiros, há mais uma questão de suma importância no planejamento... Quem será o sucessor?

Diferente do que muito se pensa, as empresas familiares nem sempre são formadas por poucos colaboradores, existem pequenas empresas e até multinacionais que possuem gestão familiar. Por isso, é fundamental entender a importância de se pensar com antecedência e estrategicamente a transição para uma pessoa competente, afim de assegurar a performance e competitividade da empresa no futuro.

O assunto que nem sempre é fácil, acaba postergando a decisão de envolver os herdeiros e sucessores para evitar problemas em família, mas essa atitude acaba diminuindo as chances do sucesso na transição. De acordo com o SEBRAE, apenas 25% das empresas familiares conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a 4º geração. Isso confirma a ideia de que o processo da sucessão familiar não é simples. O que torna essa transição é o planejamento, preparação e profissionalização dos futuros gestores, para que seja possível a perenidade do negócio.

Além de preparar as competências para uma boa gestão, o processo de sucessão familiar, quando bem planejado, pode evitar desentendimentos no momento da transição. Nesse momento em que muitos acabam levando em consideração somente a emoção, é preciso usar a razão e entender que a empresa deve ser governada pela pessoa mais preparada para o cargo.

Há diversas possibilidades no mundo da sucessão familiar. Uma delas é profissionalizar os herdeiros para assumir o lugar quando for necessário ou então buscar profissionais do mercado que possuam capacidade de gerir o negócio com excelência. As opções variam e é importante entender o que é melhor para a sua empresa.

Dessa forma, pensar na sucessão familiar é planejar uma transição com menos riscos e conflitos, que tendem a surgir, e desenvolver um futuro mais sólido e de sucesso.

Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Nós possuímos o PDA, um programa voltado para apoio e gestão da empresa familiar. Quer saber mais? Entre em contato conosco.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ