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22/01/2019

8 dicas e tendências de marketing digital para 2019

O ano de 2019 acabou de chegar e junto dele também chegaram as 8 principais tendências de Marketing Digital. É muito importante entender e se adequar às novidades para traçar uma estratégia que traga resultados. Separamos 8 pontos e dicas para que conheça mais sobre elas e entenda como colocá-las em prática no seu negócio.

1- Gestão de marca com autenticidade e participação dos usuários

“O cliente tem sempre razão” é uma frase reproduzida bem antes de 2019 chegar, mas dessa vez o cliente terá uma participação na gestão de marcas também.

O público procura, cada vez mais, por empresas autênticas e que são vistas como positivas pelos seus consumidores. Mas como ser vista como uma marca autêntica?

O ideal é que os próprios consumidores da marca recomendem o produto. Incentivar um cliente a postar uma foto no seu restaurante marcando a localização é uma forma de indicação desse usuário, por exemplo.

DICA: Certifique-se de que suas estratégias de branding desse ano precisam incluir o conteúdo criado por usuários.

2- Otimização para buscas por vozes no seu site ou blog

No meio de toda a correria do dia a dia, todos nós buscamos por facilidades e o Google sabe disso e então criou um comando que possibilita realizar pesquisas por voz.

Há uma perspectiva que os números de pesquisas realizadas por comando de voz devem aumentar em 50% em 2020. Ou seja, você pode estar perdendo usuários se não adaptar o seu site para as pesquisas por voz.

DICA: Direcione esforços para otimizar o seu site para alcançar essas pessoas e alimentar sua estratégia de marketing digital com esse fluxo de usuários.

3- Conteúdos e estratégias pensados para os micro-momentos

Atualmente, o consumidor busca agilidade na hora em que ele quer realizar alguma coisa. Seja ela comprar, pesquisar ou ir até algum lugar usando o mapa.

Com isso, o Google criou o termo micro-momentos que são instantes que o consumidor está com a expectativa mais alta que o normal, e ele usa o dispositivo mais próximo pare resolver sua necessidade específica.

Esses micro-momentos foram divididos em: o "momento eu quero saber", o "momento eu quero ir", o "momento eu quero fazer" e o "momento eu quero comprar".

E é nesse curto espaço de tempo que os clientes decidem qual marca do tênis vão comprar, qual restaurante irão jantar, etc.

DICA: Busque compreender esse conceito e quais são os micro-momentos dos seus clientes que podem ser saciados pela sua empresa e, então, elaborar estratégias de comunicação que alcancem as pessoas nessas situações.

4- Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais

As redes sociais estão a todo momento se adaptando e fazendo modificações para satisfazer o seu usuário, que está cada vez mais exigente. Com isso, alguns impactos serão causados nas estratégias de marketing existentes.

O que se espera é que haja uma reformulação das estratégicas de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumentará seu alcance orgânico social.

DICA: Fique atento às atualizações das redes sociais e pense em como isso poderá beneficiar o seu negócio e te aproximar do cliente.

5- Marketing de conteúdo mais criativo, profundo e personalizado

Uma das maneiras mais eficientes de gerar leads e fechar negócio é cativando o cliente e oferecendo conteúdos de qualidade. Dessa forma, há a possibilidade de se criar um relacionamento com ele e ainda oferecer valor de alguma forma para o mesmo.

A diferença de 2019 para os anos anteriores é que o consumidor não quer ler o que todo mundo está lendo, ele quer ler algo específico, de interesse dele. Ele não quer algo genérico que se encaixe para todos os públicos, quer algo aprofundado e único.

Para isso, as empresas precisarão investir em análises de dados e entrevistas com objetivo de mapear a jornada de compra dos seus clientes com mais detalhes.

DICA: Realize o mapeamento! Mas lembre-se que a estratégia precisará oferecer os conteúdos mais interessantes para cada perfil de cliente.

6- Uso de influenciadores locais na estratégia de marketing

Usar a visibilidade dos influenciadores para reproduzir ações sobre sua marca, é uma estratégia que está sendo muito utilizada por diversas empresas. Visto que os chamados digital influencers estão tendo maior visibilidade em todo o mundo, chegando a ter bem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.

Quando se possui uma empresa menor, ou que atende um nicho específico, o legal é apostar em um influenciador local. E o que seria isso? É um influenciador que provavelmente não vá possui mais de um milhão de seguidores, mas ele tem voz em algum nicho específico pois o conteúdo dele é gerado para esse público em questão.

DICA: Para essa ação, é imprescindível que se conheça seu público. Eles são sensíveis a influenciadores "da moda"? A partir desse primeiro passo, é importante analisar se realmente faz sentido utilizar essa estratégia. Depois é só pesquisar influenciadores, conhecê-los e entender o posicionamento deles e os níveis de engajamento dos seguidores.

7- Confirmação das lives em redes sociais e conteúdo em vídeo

O uso de vídeos e lives pelas empresas estão aumentando mais a cada dia. O motivo disso são as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais e também a praticidade para interagir com o público.

Ver alguém que representa alguma marca falando diretamente com você, testando produtos ou mostrando lançamentos, faz total diferença na hora da compra. É autêntico, o cliente se sente parte do negócio.

Gerar esse tipo de conteúdo é uma boa aposta para 2019!

DICA: Antes de sair apertando o play e gravando vídeos aleatórios, é preciso entender o efeito das lives na relação entre o público e a marca. Feito isso, você poderá observar o poder de aproximação e fidelização criados pelas transmissões.

8- Afirmação do uso dos chatbots no atendimento ao consumidor

Os chatbots estão chegando com tudo em 2019 e já viraram tendência. Isso ocorre por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet.

Com tantos usuários no Messenger, WeChat ou o Whatsapp, não teria porque não aproveitar essas plataformas por meio dos chatbots para otimizar a relação entre empresa e consumidor. Há quem diga que prefere ser atendido por um humano, mas os robôs são rápidos, exatos e funcionam 24hrs por dia. Além de coletarem dados sobre eles.

DICA: Para utilizar os chatbots na sua estratégia digital, estude qual o nível de complexidade esperado para as interações com o público. Isso vai ter diferença no custo do serviço.

Deu para ter uma ideia do que nos aguarda nesse ano de 2019, não é? São muitas novidades e teremos que nos preparar para transformarmos as nossas estratégias de marketing nas melhores estratégias de marketing.

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