Artigos

Home > Artigos > Você é um intraempreendedor? Conheça as características desse profissional.

10/12/2018

Você é um intraempreendedor? Conheça as características desse profissional.

A todo tempo chegam no mercado novas empresas que trazem soluções inovadoras, com isso, a concorrência, e a busca por fazer diferente e com excelência se traduz em práticas diárias e se tornam vitais para as organizações.

Nesse momento é necessário que haja um exercício de empreendedorismo dentro e fora da empresa. Quando já se tem um negócio estabelecido, é preciso recriar uma cultura interna para analisar cenários, e diante deles, encontrar oportunidades para crescimento e criação de um diferencial que amplie a sua vantagem competitiva.

Como diz Gabriela Levy (2015) alguém “à disposição para identificar problemas, oportunidades, investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo" são características de um intraempreendedor.
Ele busca pensar 'fora da caixa' e possui um ”potencial empreendedor”. Geralmente, esse profissional possui um bom líder, que dá espaço para o desenvolvimento e a liberdade de criação e demonstração do potencial existente.

O intraempreendedorismo não é uma atividade solitária, por isso é necessário que as equipes sejam motivadas em conjunto e os líderes observem com atenção os colaboradores e suas características, a fim de investir tempo e outros recursos em alguém que poderá trazer resultados incríveis para a empresa.

Uma ótima dica para os líderes é não centralizar o poder e dar espaço para novas ideias. Também é importante demonstrar interesse nas opiniões de seus colaboradores. Mesmo que nem todas as ideias sejam relevantes ou viáveis, a postura ajuda a criar um ambiente propício para iniciativas.
Esse exercício pode não ser tão prático no dia a dia, por questões da rotina e carga de trabalho, mas envolver-se com liderados intraempreendedores rende muitos ônus à empresa, pois desenvolve líder e liderado.

Você como colaborador, tome iniciativa! Fique atento ao ambiente que está inserido, identifique o problema e pense em meios de solucioná-lo, converse com seu gestor sobre ideias que poderão trazer benefícios à empresa, apresentando seus pontos. O intraempreendedorismo é desenvolvido gradualmente, e é muito benéfico à gestão quando bem explorado.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ