Artigos

Home > Artigos > 6 passos para melhorar seu cumprimento de prazo

05/12/2018

6 passos para melhorar seu cumprimento de prazo

Na nossa vida pessoal e profissional, temos metas para cumprir e na maioria das vezes elas possuem um prazo. Precisamos sempre estar atentos utilizando nosso senso de urgência e nos preocuparmos também com a qualidade do serviço entregue. Conciliar esses itens sem se atrasar pode ser uma tarefa difícil, mas com essas 6 dicas, você poderá otimizar o seu cumprimento de prazos e começar a performar de modo máximo!

1- To-do-list

Para agilizar o seu cumprimento de prazos, uma das melhores soluções é a criação de uma lista de afazeres. Através dela, é possível organizar todas as tarefas do dia e estimar quantas serão cumpridas. Além do mais, ao terminar uma tarefa a tempo ou fazer mais tarefas que o esperado, você se sente motivado e se empenha mais para ver sua lista de afazeres toda cumprida.

2- Tabela de prioridades

Determinar qual a tarefa mais importante e qual deverá ser realizada primeiro é uma tarefa complicada, principalmente quando você nem sabe por onde começar. Para ajudar a resolver esse problema de um jeito fácil, a criação de uma planilha organizando os prazos de entrega e urgências é uma ferramenta interessante. Você pode distribuir as tarefas de forma que algumas possam ser urgentes, importantes e outras que serão realizadas somente após o fim de algumas. Com essa tabela, durante a semana você saberá onde parou e de onde deve retomar a fim de finalizar todos os seus processos.

3- Cuidar do corpo e da mente

Para obter resultados incríveis, é necessário ter qualidade de vida para que haja qualidade na realização do trabalho. Trabalhar demais, não se alimentar e nem dormir bem, são fatores que atrapalham seu desenvolvimento e possui impacto diretamente nas suas entregas. Um colaborador que possui uma boa noite de sono, pratica exercícios e tem uma boa alimentação, irá conseguir desenvolver sem estresse, cansaço ou ansiedade suas tarefas.

4- Delegar tarefas

Essa é uma das dicas mais importantes. Todos nós possuímos conhecimentos e habilidades diferentes, e uma tarefa que é simples para mim, pode ser mais complicada para você. Dentro de um projeto, é essencial que haja a distribuição das tarefas para que o colaborador que tenha um melhor desenvolvimento em certo ponto possa realizar aquele trabalho com mais agilidade e rapidez. Delegar tarefa também aumenta a autonomia dos colaboradores fazendo com que eles estejam mais motivados.

5- Usar softwares

No atual cenário tecnológico, existem diversos softwares que possuem a proposta de ajudar no cumprimento de prazo. É importante que haja um tempo dedicado para buscar e conhecer esses softwares e quão benéficos e úteis eles seriam para o seu negócio.

6- Estar sempre atento a melhorias

É sempre possível melhorar. O segredo de atingir uma performance ótima e realizar as atividades com excelência é desenvolver um olhar crítico que identifique meios de melhoria na execução da atividade. Até coisas que você já faz muito tempo, tem um meio de fazer diferente, e esse meio pode te economizar tempo e entregar mais resultado. Converse, delegue, avalie, repense e decida quais meios e recursos necessários para cumprimento das atividades e prazos.

Separamos ainda alguns livros que pode ajudar nesse exercício de gerir o tempo e tarefas do dia a dia:

  • Tríade do tempo de Cristian Barbosa
  • Produtividade pra quem quer tempo de Geronimo Theml
    - Inteligência positiva de Shirzad Chamine
  • A magia do gerenciamento do tempo de Lee Cockerell

Analisar a sua gestão e a maneira que você está trabalhando é fundamental para descobrir se existem falhas no cumprimento de prazos. Se auto avaliar e depois verificar as dificuldades, são os primeiros passos para procurar uma solução para o problema. Através da fiscalização, você poderá criar melhorias para os processos e entregar suas tarefas no prazo correto.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ