Artigos

Home > Artigos > 4 livros para um ótimo líder

11/07/2018

4 livros para um ótimo líder

Dos livros conseguimos sempre retirar boas ideias e vontade para mudar algo a nossa volta. Quando o tema é “liderança” vários autores trazem, em perspectivas diferentes, maneiras de interpretar e lidar com os desafios de um líder. Listamos aqui alguns dos grandes livros sobre o tema para inspirar quem está em busca de mudar e provocar a mudança.

  • Empresas feitas para vencer (Jim Collins)

Esse livro já foi citado em outros artigos, e é do tipo de obra que não pode deixar de ser listado entre livros de liderança. Empresa feitas para vencer é um best-seller que buscou a origem das grandes mudanças em empresas que tiveram saltos de crescimento e consistência. Dentro desse contexto, Jim Collins percebe que algumas características importantes estiveram presente nos líderes dessas organizações e aborda os detalhes das característica que foram fundamentais para tornar empresas médias em gigantes da indústria. 

  • O poder do hábito (Charles Duhigg)

Esse livro não fala especificamente de liderança, mas trata de algo muito importante que é relacionado à grandes líderes: os (bons) hábitos. Quando um líder deseja promover mudança dentro de uma organização, é fundamental que conheça a cultura da empresa e por conseguinte os hábitos que seus colaboradores seguem, assim como os seus próprios hábitos. Um bom líder precisa entender como é o ambiente que está e como isso fará alcançar suas metas.

  • 5 desafios das equipes (Patrick Lencioni)

É uma fábula realista e prática sobre liderança. Patrick Lencioni usa sua capacidade de contar histórias para explicar por que certas equipes dão certo e outras não. Ao longo da obra, o autor oferece instruções claras e diretas para superar os obstáculos que minam o trabalho em grupo: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados.  Ao final do livro é possível que o leitor responda um rápido questionário para que possa avaliar sua própria equipe e assim, identificar o melhor caminho para retomar/continuar o sucesso.

  • Rápido e devagar (Daniel Kahneman) – Nobel da Economia 2002

Este livro do Daniel Kahneman recebeu o prêmio Nobel da Economia em 2002. A obra estabelece um comparativo entre dois modos de pensamento que controlam a mente humana: o rápido, emocional e intuitivo; e o lento, lógico e ponderado. No estudo da interação entre esses dois sistemas, o leitor pode aprender a confiar ou não na sua intuição e utilizar diferentes técnicas para evitar falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.

Ao expandir a mente sobre o assunto e esclarecer pontos importantes para o crescimento da sua equipe e empresa, a ideia principal é inspirar o leitor a executar boas ações e que foquem na melhoria de resultados na gestão de pessoas.

Existem diversos livros sobre liderança e certamente essa é apenas uma dica de 4 bons livros que devem ser lidos para expandir o conhecimento e esclarecer pontos importantes para o crescimento de sua equipe e empresa. O objetivo é inspirar o leitor a buscar novos conhecimentos e promover as mudanças que precisam ser feitas no caminho pelo autodesenvolvimento.

A SISEN, associada à Fundação Dom Cabral possui programas que contribuem diretamente no desenvolvimento de lideranças e na formação de melhores resultados nas organizações, para que líderes promovam as mudanças necessárias para alcance de metas e gestão da equipe. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos programas e soluções.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ