Artigos

Home > Artigos > Como escolher os melhores KPIs para sua empresa?

27/06/2018

Como escolher os melhores KPIs para sua empresa?

KPI é à sigla do termo em inglês Key performance indicator, ou seja indicador chave de performance. Eles são essenciais para medir o desempenho da empresa em relação à estratégia do negócio, avaliando a evolução para alcançar os objetivos da organização.

Existem várias possibilidades de encontrar os KPIs ideais para uma empresa. E é preciso, primeiro, estar ciente onde se quer chegar e quais processos irá elaborar para atingir determinado objetivo.

Um bom KPI deve ser facilmente mensurável para evitar falhas em seu levantamento, pois ele servirá como referência para tomadas de ação na empresa. Para a escolha de bons KPIs  é necessário relacioná-los à estratégia da empresa e desdobrá-los para o nível tático e operacional da organização. É ainda possível alocar os KPIs em dimensões de resultado para utilização de ferramentas como o BSC - Balanced Scored card, que busca as relações de “causa e efeito” entre processos da organização e ainda o equilíbrio entre essas dimensões. As dimensões mais utilizadas no BSC são: a Econômico-financeira; a de Mercado & Clientes, a de Tecnologia & Processos e Capital Humano. Todavia, dependendo do propósito da organização e seus stakeholders, outras dimensões ganham relevância e importância no BSC.

 Na prática, mesmo para aqueles que ainda não utilizam o BSC, o fator indispensável para esses indicadores terem os status de “chave”, é a relevância deles no processo para atingimento dos objetivos estratégicos.Um bom KPI deve servir para ações concretas para a empresa. Para escolher um bom KPI é necessário identificar quais são os processos que atualmente são importantes para o negócio, seja impactando em vendas ou na lucratividade final. Assim é possível dividir em perspectivas e utilizar ferramentas como o Balanced Scored card para ratificar o caminho a se traçar. Além dessa divisão é possível separar os KPIs em níveis organizais diferentes, indo desde operacional até o estratégico da empresa. O único fator indispensável para esse indicador ser chave é a importância dele no processo para atingimento dos objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

Conhecer os processos e depois qualificar qual deles têm papel crucial no negócio é fundamental para achar seus KPIs. Falhas cometidas na identificação do processo ou na definição do objetivo, resultam em indicadores irrelevantes e estão na lista dos erros mais comuns.

 O importante é ter o conhecimento adequado para evitar esse tipo de situação. A SISEN, associada da Fundação Dom Cabral, possui programas que auxiliam na elaboração da sua estratégia e na definição dos indicadores adequados para o desenvolvimento do seu negócio. Entre já em contato e saiba mais sobre nossos programas.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ