Artigos

Home > Artigos > Era digital e a evolução na educação executiva

14/06/2018

Era digital e a evolução na educação executiva

A era digital inevitavelmente dita as regras em diversos setores e mercados: Indústrias vivem a nova revolução, o marketing se reinventa a cada dia e essas mudanças não passariam pela área da educação sem proporcionar mudanças.

Novos meios de aprendizado e ensino são hoje vitais para escolas, universidades e  demais instituições que buscam, assim como todas as outras empresas dos mais variados segmentos, a perenidade dos negócios.

Mais comum no exterior, as inovações nos métodos educacionais são constantes aliadas para as novas gerações aprimorarem suas técnicas e habilidades através da busca de conhecimento digital. Insead, Stanford University, Harvard oferecem 3 dos 5 melhores MBAs do mundo, segundo o Financial Times. Aqui no Brasil, a Fundação Dom Cabral aparece como a melhor escola de negócios da América Latina, oferecendo cursos para executivos e gestores de modo inovador.

O que essas instituições têm de diferencial?  Inovação! O termo tão usado para estudar o negócio pouco é aplicado nas instituições. Isso é no mínimo curioso, pois as escolas sabem que giz e lousa não são mais os únicos meios de ensinar, assim como copiar do quadro ou ficar horas assistindo apresentações em ppt cheios de textos não estimulam o potencial dos alunos.

 Robótica, realidade virtual, mídias, canvas, design thinking, são alguns das metodologias que propiciam e estimulam o aprendizado em uma outra dimensão, e os resultados são palpáveis a curto e longo prazo.

 É necessário perceber que “inglês fluente” ou a chancela de uma “boa faculdade” não são diferenciais relevantes quando se trata de habilidades desenvolvidas através de um meio inovador. A mente, trabalhada como um músculo em constante evolução é o grande diferencial dos tempos modernos, assim como o desenvolvimento da inteligência emocional. E isso, só se adquire em ambientes propícios.

 Na Fundação Dom Cabral, foi inaugurado o TREE Lab, e esse ambiente de criação, inovação e experimentação é pioneiro no Brasil. Projetado em parceria com IBM e MRV, proporciona uma jornada de experiência educacional cuja finalidade é a construção de soluções tecnológicas inovadoras.

 As empresas necessitam de um novo olhar, de soluções criadas através de experiências construídas “fora da caixa”, que só são possíveis por meio de novos desafios e reformulação do modelo mental que se pratica hoje. Ver o novo, viver o novo para construir e aplicá-lo dentro das organizações.

 A SISEN é associada da FDC no Rio de Janeiro e tem como objetivo levar conteúdo e educação relevante às empresas do Rio de Janeiro. Quer conhecer um pouco mais sobre as soluções de gestão invadoras da Fundação Dom Cabral? Entre em contato conosco e saiba mais.



Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ