Notícias e Novidades

Home > Notícias > O Rio além do Rio

08/03/2018

O Rio além do Rio

 No último dia 06 de março, cento e vinte empresários e executivos tiveram acesso a informações relevantes da política e econômica, além das tendências tecnológicas e da gestão.

 O encontro, que é o mais expressivo do Rio de Janeiro voltado à pequena e à média empresa, teve como palco a ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro, intitulada "A casa do comércio", uma arquitetura imponente e representativa para os negócios do Estado.

 

Teve o apoio institucional da própria ACRJ, da ASSESPRO-RJ – Associação das empresas de TI do Rio de Janeiro e da ADERJ – Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi ressaltar a importância do associativismo como como umas das principais forças para uma sociedade civil organizada.

"Se não fosse a ADERJ, muitas empresas pequenas de distribuição não teriam sobrevivido à crise. A associação deu grande suporte para essas empresas e hoje estão num cenário mais positivo", disse o 1º vice-presidente da ADERJ - Joilson Barcelos.

 O economista chefe da FIRJAN, Prof. Guilherme Mercês, apresentou confiáveis projeções para 2018, e o classificou como o ano que trará o início da retomada econômica: “o aumento esperado no PIB e a lenta, porém consistente, recuperação do Estado do Rio de Janeiro motivarão os empresários que escolheram permanecer no Rio, mesmo em meio a cenários tão desafiadores.

 Com a palestra riquíssima do Prof. Chico Teixeira, se pôde ter uma clara visão sobre o assunto mais polêmico do Estado: a Intervenção Militar. Este tema trouxe grande impacto ao público presente. A pesquisa realizada em tempo real durante o evento apontou que 85% dos participantes acreditam que a Intervenção Militar será positiva para seus negócios e 89% que o controle/redução do crime no Rio influi/influirá na decisão de  investir no Estado. 

O Prof. Paulo Vicente nos trouxe uma visão futurista: “o futuro já bate à porta e os empresários tem que estar atentos às mudanças, ao avanço tecnológico, ao avanço cognitivo e à aprendizagem.” Apresentou uma proposta de direcionamento estratégico para o Rio de Janeiro que passa por quatro pilares: Indústia 4.0, agricultura de precisão, indústria aeroespacial e medicina avançada. Todas geradoras de bons empregos, e alto valor agregado, e por conseguinte bons impostos. Nos trouxe ainda sua visão de que as habilidades que nunca serão ultrapassadas pela tecnologia serão a criatividade, a resolução de novos problemas e lidar com gente, sendo álgebra, a "língua universal" do futuro.

 A mesa redonda, precedida pela pesquisa de opinião em tempo real conduzida pelo Presidente da ASSESPRO-RJ, Álvaro Cysneiros, reuniu os palestrantes e os representantes das associações apoiadoras e foi mediada pelo CEO da SISEN - Jaci Tadeu. Neste momento, houve uma expressiva participação do público presente, que recebeu esclarecimentos sobre os aspectos econômicos e tendências tecnológicas apresentados, com foco exclusivo no Estado do Rio.

 A manhã, repleta de informações, de reflexões e inspiração levadas aos empresários e executivos da PME do Rio, foi encerrada pelo professor Mário Sérgio Cortella, que contribuiu com o propósito do evento trazendo a seguinte provocação: “Eu faço o que posso. Isto é, eu não deixo de fazer o que pode ser feito. Parece a mesma frase e é. O que não é a mesma atitude ... E aquilo que pode ser feito, se não for feito, é demonstração de complacência, covardia.... canalhice.”.

Enviou a seguinte mensagem ao Rio de Janeiro: “É preciso coragem para enfrentar o dia a dia e mais coragem ainda para transformar a realidade que está à nossa volta. Por isso, eu digo que o pessimista, na verdade, é um preguiçoso. É muito fácil ver uma situação difícil e dizer que não vai dar certo. Difícil é se mexer para mudar isso.”

Concluindo sua participação, Cortella trouxe ainda a seguinte orientação aos presentes, fazendo uma alusão à regra 34 do regulamento que São Bento escreveu quando fundou a Ordem Benedetina : "É PROIBIDO RESMUNGAR". 




Rio de Janeiro

Av Rio Branco, 181 Grupos 1401 e 1402 Centro – RJ Tel. (21) 2262-7328

Sul Fluminense

Rua Alan Kardec, 50 grupo 703 Resende – RJ

Região Serrana

Rua Comary, 390 – Granja Comary Teresópolis – RJ