Notícias e Eventos

 

21 de Março de 2018
Notícia

O que o Blockchain afeta no meu negócio?

O assunto mais falado do momento é bitcoin, mas você sabe como a tecnologia que está por trás dessa moeda pode afetar seu negócio?

 O início do mundo digital abriu grandes portas e oportunidades para novos negócios desde empresas gigantes até pequenas lojas virtuais. A pergunta que fica é: você está preparado para uma outra grande mudança no mundo?

Diversas novas tecnologias emergem a todo momento, criando novos modelos de negócios e oportunidades, dentre essas, existem algumas que possuem caráter completamente disruptivo, como a internet e o computador pessoal que mudaram completamente o modo de se fazer negócio no século XXI.

Dentre essas novas tecnologias, é importante nos atentar cada vez mais a inovações que envolvem processamento de dados, como por exemplo o blockchain. O blockchain é a tecnologia que está por trás do Bitcoin, e tem chamado cada vez mais as atenções por sua valorização.

 

Blockchain X novos negócios

Antes de explicar como o blockchain pode impactar no seu negócio é importante explicarmos rapidamente como funciona a tecnologia.

Blockchain é uma cadeia de dados que é validado por diversos players chamados de “mineradores”. Ao invés de um sistema central como o banco, o blockchain permite que dados sejam validados por diversos mineradores ao mesmo tempo, sendo o consenso da rede o determinante para validação final.

A partir dessa criação criou-se milhares de novas oportunidades de negócios envolvendo o blockchain, porque abriu possibilidade de criar um sistema inviolável de segurança que validasse qualquer tipo de dados, tornando possível a descentralização de funções “automáticas”.

Empresas descentralizadas

Ainda em modelos embrionários, surgem as primeiras “empresas” descentralizadas por blockchain, e isso ocorre porque existem processos que podem ser automatizados.

Inicialmente essas novas plataformas que fazem função de empresa, se dão ainda prioritariamente no mundo das moedas digitais. Elas não tem dono e por meio do blockchain dão incentivos a usuários que mineram seus dados.

O grande ponto de atenção é quando começam emergir sistemas completamente descentralizados em outros ramos que já existem empresas consolidadas, pois esses modelos de negócio podem vir a desestabilizar alguns mercado.

Entre esses novos negócios já podemos ver alguns que se propõem a ser um “Youtube descentralizado”, “Spotify”, “Uber” e até Internet descentralizada, o que poderia ser o fim da internet paga.

Mais importante do que as ameaças são as oportunidades que se abrem, pois existem diversas maneiras de utilizar o blockchain para seu negócio:

Capitalização:

Capitalizar dinheiro por meio de emissão de token (moeda) é a maneira mais fácil de conseguir dinheiro para iniciar um projeto, por exemplo. Normalmente se paga uma porcentagem referente ao lucro da empresa para cada token que o detentor possui. Como fosse emitir ações, só que de maneira mais simples.

Segurança:

Se você tem um sistema que precisa de uma segurança de dados, certamente o blockchain é perfeito para você, visto que sem um ponto central os hackers não conseguem modicar e roubar dados do seu sistema protegendo-os.

Meio de pagamento

Hoje diversas pessoas compram em um lugar somente por possuir a opção de pagamento em bitcoin e outras moedas. Você pode utilizar algumas empresas especializada para fazer a troca instantânea na hora da compra em moedas virtuais para real, evitando a volatilidade e atraindo mais clientes.

Novos empreendimentos:

Você pode começar um empreendimento totalmente novo, criando algum tipo sistema descentralizado que gere valor na descentralização dos dados para seu cliente final, com objetivo de criar moedas para lastrear a participação nos lucros do seu serviço.

 O importante é ficar atento às mudanças, pois o futuro com blockchain promete ser cheio de oportunidades, seja para você e sua empresa ou para outras pessoas. A SISEN tem diversas soluções para gestão. É preciso estar preparado para o que especialistas chamas de nova revolução 4.0, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

DEPOIMENTO

Dr. Luiz Paulo Tostes

Presidente - UNIMED Volta Redonda

Durante processo de construção do nosso Planejamento Estratégico 2010 - 2014, chamado de Projeto AHREOS, a participação e envolvimento da SISEN foi marcante. Fundamental para o sucesso de nosso projeto.