Notícias e Eventos

 

11 de Janeiro de 2018
Notícia

Gamification: Estratégia em jogo

Líderes que transformaram problemas em fases de um "jogo", como dos vídeo games, alcançam resultados e motivam a equipe.

Gamification ou gamificação está cada dia mais comum no meio organizacional. Líderes conseguem através desse mecanismo, traduzir as metas e estratégia da empresa em desafios semelhantes a fases de um jogo de vídeo game.

Cada etapa da estratégia é um objetivo no jogo, e de forma estimulante e competitiva, os colaboradores viram gamers que atingem pontos ou recompensas ao evoluírem no jogo.

Pode parecer contraditório, mas grandes empresas como Google, Banco do Brasil, Gol linhas aéreas, O Boticário, Nike, Fiat e Starbucks colecionam cases de sucesso com a adoção da gamificação.

Além de aplicadora de estratégias e metas, a gamificação é grande propagadora de inovação, motivação e sinergia entre os colaboradores. Isso porque pra ganhar o jogo, o funcionário tem que sair de sua zona de conforto e encontrar uma solução mais rápida e eficiente. Num passado recente, o jogo Pokemón Go fez com que milhares de jogadores mudassem de comportamento para colecionarem monstrinhos. E é esse espírito competidor que a gamificação provoca. O gamer é instigado a viver fora da zona de conforto pra passar de fase e isso trás ótimos e perenes resultados pra organização que adota o método.

Os seres humanos são, em sua essência, competitivos. Usar essa competitividade dentro das organizações de forma positiva é uma poderosa ferramenta. Segundo a MTV insigths, 50% da geração Y declara ver a vida real como um vídeo game, e esse grupo representará 75% da mão de obra global até 2025.

Para implementação da gamificação na empresa, é necessário que a estratégia esteja clara e os líderes envolvidos a conheçam, tendo a habilidade de traduzí-la em forma de "fases do jogo". Quando essa tradução é alinhada, o alcance dos objetivos é notório a medida que o colaborador passa de fase.

Estratégia e liderança sólidas são peças fundamentais para modernização das ferramentas utilizadas para alavancar o alcance de metas através do esforço dos colaboradores.

No PAEX - Parceiros para Excelência - empresas de médio porte e com foco no resultado desenham o projeto empresarial do negócio, recebem acompanhamento de especialistas e trocam experiências com outras empresas, além das aulas de Projetos, Estratégia, Processos, Marketing, Pessoas e Finanças com os professores da Fundação Dom Cabral. O PAEX é um modelo de gestão idealizado pela FDC, que foi eleita por 12 anos  a melhor escola de negócios da América Latina pela Finacial Times , que faz dela uma solução de educação corporativa que atrela teoria e prática.

Para saber mais, entre em contato com a SISEN, temos a solução perfeita para sua empresa.

DEPOIMENTO

Patrícia Cerqueira Lima

Acionista - PIM

O PDA tem sido para nós um processo de aprendizado e auto conhecimento: o que é ser "sócio", respeitando a individualidade e compreendendo nossas relações pessoais como pais, filhos e irmãos. Está sendo um caminho difícil e sinuoso para nós, mas no 6° Encontro das Famílias do PDA a grande satisfação foi encontrar famílias que o percorreram antes e hoje vivem sucesso e tranquilidade.