Notícias e Eventos

 

4 de Abril de 2018
Notícia

As lições de Negócios com a série "O Mecanismo"

A série tem causado grande repercussão e ela tem muito a ensinar sobre gestão de negócios.

A série “O Mecanismo” gerou grande repercussão na internet. Lançada pela queridinha dos apaixonados por séries, a Netflix trás uma atração que aborda política em um momento acalorado da nossa história e antes das eleições, mas deixando o lado político de lado, podemos tirar algumas lições de negócios e aplicar no dia-a-dia das empresas. Por trás desse sucesso, há estratégias da produtora e da trama que são pertinentes a qualquer organização.

1 Entregue valor e na hora certa

Os produtores da série conseguiram trazer conteúdo relevante para o público no momento certo. Essa percepção de momento e conteúdo relevante pode até parecer coincidência quando o assunto trata-se de política, porém em grandes empresas pode ser um pouco complicado encontrar o momento certo de investir em pesquisas e avaliar tendências de consumo é fundamental para que você consiga entregar o que seus clientes deseja no momento ideal.

2 Seja focado nos seus objetivos

Na série, Marco Ruffo, interpretado pelo ator Selton Mello, tem um ambição insanável por justiça, embora ele tenha passado por diversos problemas, o desfeche da série só foi possível por seu foco em continuar as investigações mesmo afastado. Em um negócio, a persistência não deve ser diferente. Um fator para alcançar grandes conquistas é planejá-las e ter foco mesmo que tudo não esteja ao seu favor, a persistência é a chave para o sucesso.

3 Tenha visão sistêmica

A grande lição da série é que tudo está em um grande mecanismo, com processos dentro de processos. Nas organizações deve-se conhecer bem todos esses processos, pois alterar um processo pode interferir em outro e afetar negativamente o desempenho da empresa. Utilize o gerenciamento eficiente de processos para que a empresa se comunique internamente e para assegurar que todos os envolvidos estão trabalhando para alcançar o mesmo objetivo.

Ainda na primeira temporada, a série tem muitas lições a contribuir para gestão, o importante é estar ciente do que precisa ser feito na empresa e buscar auxílio caso necessário. A  SISEN, associada à Fundação Dom Cabral, tem diversas soluções que podem te ajudar nessa jornada, entre já em contato e saiba mais.

DEPOIMENTO

Dalva de Sousa

CEO - Chatuba

Considero o PDA, um grande aliado, na consolidação dos interesses da família empresária (…). Traz também muita reflexão sobre as diferenças entre os membros familiares, as competências exigidas para gerir o negócio e o preparo das próximas gerações.